REDAÇÃO
Lando Norris, 21, da McLaren, e o heptacampeão inglês Lewis Hamilton fizeram neste domingo, 26, a grande disputa do Grande Prêmio da Rússia. Norris que conquistou a primeira pole da carreira no treino classificatório de sábado, 25, tentou fazer o que Rubens Barrichello, fez em 2000, em sua primeira vitória na categoria, mas diferente do piloto brasileiro não conseguiu o êxito e acabou dando ao piloto inglês sua 100ª vitória na Fórmula 1.
O resultado colocou Hamilton na liderança da temporada, agora com dois pontos de vantagem sobre o holandês da RBR, Max Verstappen.
“Que corrida o tempo nos proporcionou. Demorei para chegar à 100 vitórias e não tinha certeza se conseguiria. Teria sido difícil passar Lando, ao menos que tivéssemos algum trânsito ou ele errasse, o que não tem acontecido. Então a chuva veio em momento oportuno”, falou Hamilton em entrevista à F1.
“A equipe fez muito bem no final. Eu não queria deixar Lando avançar. Sou incrivelmente grato a todos esses homens e mulheres que estão aqui e na fábrica”, continuou, antes de enaltecer a recuperação da McLaren, escuderia em que conquistou seu primeiro mundial, na temporada.
“O Lando fez um trabalho maravilhoso e está sendo incrível na McLaren. É muito bom ver minha antiga equipe andando tão bem”, afirmou.
Polêmica do GP a Rússia
A grande polêmica do domingo foi a recusa de Norris de trocar os pneus, ele optou por permanecer na pista, mesmo com sua equipe chamando para fazer a troca para pneus intermediários.
Para o diretor-gerente da F1 Ross Brawn, a inexperiência do piloto da McLaren custou sua primeira vitória na F1. “Gente como Lewis e Max chegaram e conquistaram os primeiros lugares, e a inexperiência de Lando apareceu um pouco. Mas ele tomará uma decisão melhor da próxima vez que estiver nesse cenário. Os outros já estiveram nessa situação e puderam usar essa experiência.”.
Confira os 10 primeiros colocados na Rússia:
1º Lewis Hamilton
2º Max Verstappen
3º Carlos Sainz
4º Daniel Ricciardo
5º Valtteri Bottas
6º Fernando Alonso
7º Lando Norris
8º Charles Leclerc
9º Kimi Raikkonen
10º Sergio Perez
VEJA O RESTANTE DO CALENDÁRIO DA TEMPORADA 2021 DA F1
26.set - GP da Rússia - Sochi
10.out - GP da Turquia - Istambul
24.out - GP dos EUA - Austin
07.nov - GP do México - Cidade do México
14.nov - GP de São Paulo - Interlagos / São Paulo
21.nov - GP do Qatar*
05.dez - GP da Arábia Saudita - Jeddah
12.dez - GP de Abu Dhabi - Yas Marina