O esporte paralímpico brasileiro chega com tudo nas Paralimpíadas de Tóquio 2020 a partir desta terça-feira, 24. O evento reserva muitas emoções, desde conquistas de medalhas a histórias de superação. Corrida CR, basquete adaptado, goalball, remo, futebol de cinco e natação são alguns exemplos de modalidades que você irá acompanhar durante os 14 dias de competições.
A delegação brasileira é composta por 260 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 164 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 434 pessoas. Jamais uma missão brasileira em Jogos Paralímpicos no exterior teve tamanha proporção.
Na última edição fora do país, em Londres 2012, o Brasil compareceu com 178 atletas, até então a maior equipe brasileira. O número para a capital japonesa só é superado pela participação nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil garantiu vagas em todas as modalidades por ser país sede e contou 286 atletas no total.
Os Jogos de Tóquio reservam a possibilidade da conquista da centésima medalha dourada paralímpica na capital japonesa. Atualmente, o Brasil contabiliza 87 láureas.
Atletas de 22 estados e do Distrito Federal em 20 modalidades - exceto basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas - representarão o Brasil no Japão. Competidores nascidos no estado de São Paulo são maioria, com 60 representantes. Os naturais do estado do Rio de Janeiro vêm em seguida, com 24. Não há representantes provenientes de Amapá, Sergipe, Roraima e Tocantins.
SAIBA QUAIS SÃO AS MODALIDADES PARALÍMPICAS PRESENTES EM TÓQUIO
Atletismo
Badminton
Basquetebol (em cadeira de rodas) - A equipe brasileira não se classificou
Bocha
Canoagem
Ciclismo (estrada e pista)
Esgrima (em cadeira de rodas)
Futebol de 5
Goalball
Hipismo
Judô
Levantamento de peso
Natação
Remo
Rugby (em cadeira de rodas) - A equipe brasileira não se classificou
Taekwondo
Tênis de mesa
Tênis (em cadeira de rodas)
Tiro esportivo
Tiro com arco
Triatlo
Vôlei sentado
Informações: Agência Brasil