Tokyo2020 | História olímpica da natação

Natação - Reprodução/Web


Da redação: DESPORTO | desportooficial@yahoo.com - Informações: Olympics

A Natação está presente em todos os programas dos Jogos Olímpicos de Verão desde 1896, mas passou por grandes desenvolvimentos neste período.


Uma piscina foi usada pela primeira vez nos Jogos de Londres 1908, substituindo os eventos que até então aconteciam no mar e nos rios.

As mulheres começaram a nadar nos Jogos Olímpicos durante os Jogos de Estocolmo de 1912, e no mesmo ano a cronometragem eletrônica foi também introduzida pela primeira vez.

As plataformas para salto surgiram nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936, e os eventos de nado borboleta foram incorporados nos Jogos de Melbourne 1956.

Em termos de equipamento atlético, o uso de óculos de natação foram permitidos pela primeira vez em Montreal 1976. Em Beijing 2008, nadadores começaram a usar roupas de neoprene para natação, mas após um número de quebra de recordes mundiais sem precedentes, o uso foi banido em 2009.

Os Estados Unidos continuam a ser a maior nação na natação Olímpica, com um total de 246 medalhas de ouro. Michael Phelps conquistou 23 medalhas desse total, e, consequentemente, se tornou o mais bem sucedido atleta Olímpico de toda a história. Ele ainda quebrou oito recordes em Beijing 2008.

Entre os mais bem sucedidos compatriotas de Phelps na água estão: Mark Spitz (9 ouros), Jenny Thompson (8 ouros), e Ryan Lochte (6 ouros).

Seus principais rivais são a Austrália, que detém o segundo lugar na lista de melhores de todos os tempos, com 60 medalhas de ouro Olímpicas. Ian Thorpe é o nadador mais prestigiado da Austrália, com cinco ouros.