Da redação: DEVITO | devitooficial@yahoo.com
Não durou 48 horas a ideia dos clubes europeus de montar uma liga independente da UEFA. O primeiro a abandonar o projeto foi o Manchester City que foi seguido por Arsenal, Manchester United, Liverpool, Tottenham Hotspur e Chelsea. O desembarque foi um banho de água fria para a nova liga ganhar força e seguir com a idéia.
Na noite desta terça-feira, 20, através de comunicado, a Superliga admitiu reconsiderar os passos para seguir com o projeto, e afirmou que a proposta está em linha com a legislação europeia. Ressaltando que o abandono dos ingleses foi dada sobre pressão.
- Apesar da anunciada saída dos clubes ingleses, forçados a tomar tais decisões devido à pressão sobre eles, estamos convencidos de que nossa proposta está totalmente alinhada com as leis e regulamentos europeus, como foi demonstrado por uma decisão judicial para proteger a Superliga de ações de terceiros.
A idéia da Superliga seria diferente da atual Liga dos Campeões, onde as equipes precisam se classificar através de suas ligas nacionais, no novo projeto os clubes fundadores da Superliga teriam todos os anos vagas garantidas no novo torneio.
Veja o comunicado da Superliga na íntegra:
A Superliga Europeia está convencida que o atual status quo do futebol europeu precisa mudar.
Estamos propondo uma nova competição europeia porque o sistema existente não funciona. Nossa proposta se baseia em permitir o esporte a evoluir enquanto gera recursos e estabilidade para toda a pirâmide do futebol, incluindo ajuda para superar as dificuldades financeiras vividas por toda a comunidade do futebol na pandemia.
Também proporcionaria pagamentos de solidariedade materialmente aprimorados a todos os interessados no futebol.
Apesar da anunciada saída dos clubes ingleses, forçados a tomar tais decisões devido à pressão sobre eles, estamos convencidos de que nossa proposta está totalmente alinhada com as leis e regulamentos europeus, como foi demonstrado por uma decisão judicial para proteger a Superliga de ações de terceiros.
Dadas as atuais circunstâncias, devemos reconsiderar os passos mais adequados para reformular o projeto, sempre tendo em mente o nosso objetivo de oferecer aos torcedores a melhor experiência possível e, ao mesmo tempo, valorizar os pagamentos solidários para toda a comunidade do futebol.