Da redação: DEVITO | devitooficial@yahoo.com
Não deu pro Brasil na decisão do Pré-Olímpico de Basquete, a seleção brasileira enfrentou neste domingo, 04, a seleção Alemã que venceu e garantiu a vaga nas Olimpíadas de Tóquio. O jogo foi muito truncado, com poucos pontos e muitos erros dos dois lados, os alemães venceram por 75 a 64.
A falta de pontaria brasileira chamou a atenção, na semifinal contra o México, o Brasil acertou 18 bolas de três pontos. Contra a Alemanha, foram apenas sete acertos (em 25 tentativas). O cestinha do jogo foi o alemão Mo Wagner, com 28 pontos. Pelo Brasil, Anderson Varejão terminou com 14 pontos.
É a primeira vez desde 1976 que o Brasil, seja com a equipe masculina ou a feminina, fica de fora da modalidade em Jogos Olímpicos.
A seleção brasileira foi a única não europeia a chegar à final em um dos quatro Pré-Olímpicos que foram disputados de forma simultânea também em Vitoria (Canadá), Kaunas (Lituânia) e Belgrado (Sérvia). No outros jogos já encerrados, a Eslovênia obteve classificação olímpica ao bater a Lituânia por 96 a 85. Na disputa entre Sérvia e Itália, a seleção italiana garantiu o passaporte para as olimpíadas, final 95 a 102 e República Tcheca x Grécia disputam a última vaga.
Os países classificados nos Pré-Olímpicos se juntam a Estados Unidos, Argentina, Japão, França, Espanha, Austrália, Nigéria e Irã na Olimpíada. O torneio olímpico de basquete será disputado de 25 de julho a 7 de agosto.