LOGIN

Quem é Big Ramy?


Da redação: André Zaady | desportooficial@yahoo.com

Não é sempre que acontece, mas em certos anos com a proximidade do Mr. Olympia o mundo do bodybuilding é tomado com a notícia de que algum mutante, algum atleta relativamente desconhecido, aparece do nada e assusta a todos com sua incrível condição física, e até mesmo sendo cogitado para competir pelo maior título do fisiculturismo profissional. Isso aconteceu, por exemplo, em 1988 com a estreia do inglês Dorian Yates, e que em 1991 capturou a vice-colocação em sua primeira participação no Olympia.

Isso voltou acontecer esse ano. 
Após a impressionante vitória do egípcio Mamdouh Elssbiay, apelidado de "Big Ramy", no campeonato New York Pro de 2012 (onde ficou a frente com muita vantagem sobre ótimos atletas, incluindo aí o veterano Victor Martinez) causou tumulto entre os fãs do esporte, tal era sua qualidade e volume muscular. Para aumentar ainda mais o barulho, veio a história de que o monstro treinava a apenas 3 ou 4 anos, e sendo preparado pelo lendário ex-competidor Dennis James, alem da confirmação de que Ramy iria estar sobre o palco do Olympia 2013.

Seria Ramy capaz de estrear já com chances de vitória ?
Seria Ramy o primeiro atleta e faturar o título logo na sua primeira participação ?
Mas afinal, quem é esse mutante, de onde veio, como treina, como come ?

O criador e a criatura

Ramy treina na espetacular academia Oxygen Gym, no Kuwait, que talvez seja simplesmente a melhor do mundo atualmente, e foi lá que Dennis James o encontrou pela primeira vez, já que a Oxygen costuma realizar oficinas com a presença de bodybuilders profissionais em suas salas de musculação. O proprietário da academia, Bader Boodai, é quem chamou a atenção de James para o mutante, e ele sugeriu ao atleta norte-americano que tratasse logo de colocar o Ramy sob a orientação dele, tal era o incrível potencial que o egípcio demonstrava ter.

Aqui vale esclarecer a tal história de que Big Ramy treina a apenas três ou quatro anos. Ramy já treinava a mais tempo do que isso, mas nunca havia se dedicado de verdade aos exercícios, nem demonstrado grande interesse em competir profissionalmente, pesando menos de 90 kgs, até que entre 2009 e 2010 ele resolveu dar uma guinada em seu estilo de vida, e foi aí que começou a despertar a atenção do pessoal da Oxygene para o seu rápido desenvolvimento. 
No final de 2011 ele e Dennis James acabaram fechando a parceria, e segundo as palavras de James a evolução de Ramy foi simplesmente inacreditável.


A origem do monstro

Ramy tem uma origem simples, com mais cinco irmãos, todos de uma família de pescadores que resolveram tentar a vida no Kuwait. Mesmo ajudando a família, Ramy sonhava em treinar na Oxygen de qualquer jeito. Acabou conseguindo um trabalho dentro da academia, e ele avisou a família que deixaria o trabalho de pescaria para tentar alguma coisa dentro da musculação. Isso foi no final do ano de 2009. Como funcionário, tinha direito a treinar na Oxygen em seus horários de folga, e no final do primeiro semestre de 2010 começou a chamar a atenção do proprietário, que não imaginava como alguém com tal predisposição genética permanecesse desconhecido.

Ramy passou a dormir na própria academia (no Egito não é estranho que funcionários tenham dormitórios nos locais de trabalho e passem a semana dormindo por lá mesmo).
Até o mês passado, a rotina de Ramy era assim: Acordar, fazer o seu cardio, tomar banho, trabalhar na loja de suplementos da própria Oxygen por 10 horas seguidas, treinar a noite, voltar a dormir. Assim é correto dizer que para vencer seu primeiro torneio profissional e conseguir sua qualificação para o Mr. Olympia, Ramy teve apenas dois anos e meio de treino SÉRIO como bodybuilder.

O que fez o Dennis James?

Segundo relato do seu preparador, o mítico Dennis James, o mutante Big Ramy simplesmente responde bem a qualquer macronutriente que seja colocado na dieta.

"Eu nunca vi algo assim. Ele tem todo o tamanho necessário, precisa apenas ganhar definição, então eu apenas reduzi a quantidade de carboidratos na dieta do Ramy, e aqui é que aconteceu a surpresa: enquanto todos os atletas perdem algum volume muscular por mais cuidado que a gente tenha, Ramy continuava ganhando peso. Cheguei a colocá-lo com 75 grs de carbo por dia, e quase nada mudou no seu físico. Entrei com duas sessões de cardio por dia, duas de pesos, e ele se mantinha nos 140 kgs de peso, chegando a perder, no máximo, meio quilo por mês."

Para James, Ramy é um daqueles casos raríssimos de deficiência em miostatina (proteína que pode limitar a síntese de aminoácidos e portanto o crescimento dos músculos) onde não interessa o que seja feito, ele continua ganhando massa muscular, ou na pior das hipóteses, mantendo a que já tem.

Mas a coisa começou a ficar preocupante, pois faltando apenas seis dias para sua estréia no New York Pro, Ramy ainda se mantinha na casa dos 135-140 kgs, e James achava que ele ainda precisava perder algum peso para chegar ao grau de definição necessário para a vitória.

O jeito foi zerar completamente os carbos por quatro dias seguidos, e manter apenas a ingestão de Whey Protein com água, nada mais. Mesmo assim, o monstro caiu para apenas 130-132 kgs. Nos dois dias de véspera da apresentação, James voltou com os carbos, a conhecida prática do carb-up, e incrivelmente Ramy subiu para 145 kgs, mostrando uma reposta anabólica à ingestão de carbos que deixou seu preparador totalmente abismado.

Depois do MR. Olympia  e do NEw York Pro

Depois de sua vitória no New York Pro, e da excelente oitava colocação em sua estréia no Mr. Olympia, Ramy está mantendo um peso de cerca de 142-145 kgs em ótima condição, com James sempre monitorando sua dieta, já que o mutante consegue bater com facilidade a casa dos 150 kgs, marca que para seu preparador ainda deve ser evitada em razão da pouca maturidade muscular de Ramy, que o faz perder alguma definição.